SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

          A partir de uma concepção dialética de educação em direção ao “sujeito interativo”, a avaliação deverá ter efeito prático, concreto e contínuo para que possa cumprir sua função de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. A avaliação como pressuposto educativo voltado para a formação integral do homem implicará em:

- Aferir o desempenho do aluno quanto à apropriação de competências, habilidades e conhecimentos em cada área de estudos e atividades escolares;
- Permitir a reflexão crítica sobre a prática pedagógica, no sentido de identificar avanços, dificuldades, limitações e resistências;
- Aferir as condições físicas e materiais que substanciam o processo ensino-aprendizagem;
- Possibilitar o redirecionamento da prática pedagógica – a decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos;
-  Buscar os fatores mais determinantes do sucesso e a partir daí, reformular.

        A avaliação do aproveitamento do aluno será contínua e de forma global, mediante verificação de competência, habilidade e de aprendizagem de conhecimentos, em atividades de classe e extraclasse. O sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem será bimestral para o Ensino Fundamental. A avaliação será realizada de forma diversificada, no horário de aula, com data pré- estabelecida, através dos seguintes instrumentos e técnicas avaliativas: Relatórios; Relatos orais e/ou escritos; Trabalho de Pesquisa (individual ou coletiva); Apresentação de trabalhos; Confecção de materiais, como maquetes, cartazes e slides; Experimentação; Produção textual; Questionários; Provas (oral ou escrita); Dramatização; Resoluções de exercícios; Compromisso Escolar.
        A avaliação será elaborada pelo próprio professor sob a orientação da Coordenação Pedagógica.  Fica fixado um mínimo de 05 avaliações por bimestre para cada disciplina.

Finalidades da Avaliação

        A verificação do rendimento escolar visa identificar em que extensão os objetivos educacionais propostos foram atingidos, em termos de desenvolvimento integral do aluno, expressos em aquisição de conhecimentos, habilidades psicomotoras, sociais e cognitivas, permitindo em decorrência:

-  Classificar os níveis de desempenho alcançado pelo aluno;
- Elaborar e/ou reformular planos de ensino, adequando-se as necessidade e possibilidades dos alunos;
- Subsidiar os critérios de julgamento para promoção dos alunos de série ou níveis;
- Orientar o planejamento geral da Escola;
- Oferecer subsídios para a reformulação do currículo pleno da escola;
- Dar possibilidade de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar;
- Proporcionar possibilidade de avanço nos cursos e nos níveis mediante verificação do aprendizado.

        Ao final dos trabalhos de cada bimestre, o professor atribuirá uma média a cada aluno, resultante das notas obtidas durante os meses que compreendem os bimestres. A média bimestral será registrada na ficha individual do aluno (Boletim Escolar), para fins de apuração final do rendimento escolar. O Centro Educacional Universo utiliza o Sistema ASP (GENNERA) para registros das notas.

Características da Avaliação

        A verificação ao rendimento escolar compreende a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade, preponderando os aspectos quantitativos;
       A Avaliação do aproveitamento escolar é contínua e progressiva e fundamenta-se em atividades como provas, testes, arguições, estudos dirigidos, e outros instrumentos considerados essenciais ao bom desempenho dos alunos.
      Na avaliação do aproveitamento a ser expresso em notas ou conceitos descritivos, levar-se-ão em conta os aspectos qualitativos, fundamentalmente, e os resultados obtidos durante o ano letivo preponderam sobre os de provas finais.
      O registro do rendimento escolar do aluno será feito bimestralmente e anualmente. Ao final de casa bimestre do ano letivo, os resultados de verificação do rendimento escolar são comunicados aos alunos, pais ou responsáveis, através do boletim escolar, emitido pelo Sistema ASP (GENNERA).

Avaliação na Educação Infantil

         Na Educação Infantil a avaliação acontecerá mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
       A avaliação deve enfocar um processo contínuo, permanente e sistemático priorizando: o aluno, considerando seu desenvolvimento e conhecimento; o educador, suas dificuldades, seus bons resultados, pontos a aperfeiçoar; a escola, sua estrutura e seu funcionamento; os pais, seus saberes, expectativas, desejos, aspirações etc.
        As observações sistemáticas das crianças serão registradas regularmente. É importante que este processo de avaliação seja socializado. Assim, a avaliação das crianças, organizada num registro individual, deve ser socializada com os pais para discuti-lo com estes.
        A leitura e estudo dos escritos anteriores sobre o grupo e sobre cada criança, juntamente com os registros diários dos acontecimentos, são fundamentais para o educador analisar o processo de aprendizagem das crianças, possibilitando intervenções no decorrer do processo.
        O registro será feito trimestralmente e ao final de cada período são comunicados aos alunos, pais ou responsáveis, através do Parecer Descritivo.