Reciclagem no ambiente escolar

          No mês de Abril iniciamos a primeira ação de conscientização ambiental na escola. O foco nesse primeiro momento foi a separação de materiais recicláveis com ênfase no papel.
        Foi passado um vídeo sobre a origem e processo produtivo desse material e logo em seguida os alunos foram convidados a pintar a caixa coletora que fica dentro da sala de aula na cor azul, , tal como o padrão internacional que diferencia as lixeiras por cores onde cada cor corresponde a um tipo de resíduo. Os alunos assistiram ao vídeo com bastante atenção se mostrando interessados ao interagirem num debate repleto de conhecimentos e curiosidades. A participação na pintura da caixa trouxe um maior envolvimento de todos no sentido de valorizar e refletir no momento de descartar o papel.
           A proposta é conscientizar e fazê-los refletir sobre a prática da separação dos materiais recicláveis, mostrando que é possível mudar os hábitos pensando na preservação do meio ambiente e na redução dos recursos naturais. Também fazê-los compreender a relação das cores das caixas coletoras com os tipos de materiais recicláveis que devem ser separados. 

        As cores mais utilizadas em nosso dia-a-dia são: azul, vermelho, verde e amarelo, porém, existem outras que não são tão utilizadas, mas vale a pena conhecer: 

● Azul: papel e papelão
● Vermelho: plástico
● Verde: vidro
● Amarelo: metal
● Preto: madeira
● Laranja: resíduos perigosos
● Branco: resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde
● Roxo: resíduos radioativos
● Marrom: resíduos orgânicos
● Cinza: resíduos não recicláveis, misturados ou contaminados.

             

Pensando na ideia de um personagem que pudesse aliar um assunto de tamanha importância à um pouco de ludicidade, foi criada a RECICLÉU, uma caixa coletora decorada a partir de materiais recicláveis.

            Ao entrar nas salas, ela provocou encantamento e reforçou o envolvimento dos alunos com os cuidados na separação dos papéis que podem ser reciclados. Ela também mostrou que a caixa coletora azul é sua colega e amiga e que estará visitando-os periodicamente para ver se eles estão cuidando bem dela.         

Atenciosamente
Gisele Hohgraefe - Organizadora do Projeto.

Confira abaixo as fotos do projeto: