Proposta Pedagógica

          O Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Universo tem como pressuposto teórico o estudo da Pedagogia Histórico-Crítica. Histórico, porque nesta perspectiva a educação também interfere sobre a sociedade, podendo contribuir para a sua transformação; Crítica: por ter consciência da determinação exercida pela sociedade sobre a educação (SAVIANI, 2005). Esta visa à adequação dos conteúdos para a participação ativa e crítica do cidadão na sociedade. Para tanto, faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais provoquem a reconstrução crítica do pensamento e da ação na sala de aula. Daí, a necessidade das atividades desenvolvidas serem envolventes e dinâmicas, proporcionando ao aluno a interação e a construção do conhecimento. Através da interação em diferentes situações, o aluno irá se apropriando das ideias previamente estabelecidas e adequadas ao seu contexto social.

          A prática pedagógica se faz dentro de uma perspectiva interacionista de aprendizagem, fundamentada em abordagens, na qual o aluno se desenvolve no contato e na interação com outros alunos. Visa instaurar um clima de expectativas positivas, criando situações estimuladoras de forma a encorajá-las a ter confiança nas suas próprias possibilidades, promovendo assim a descoberta e a construção do conhecimento. Tendo como objetivo a formação de um ser em pleno desenvolvimento, considerando: seus valores culturais, históricos e sociais; as necessidades de cuidado e educação desta faixa etária; os interesses individuais e os ritmos diversificados de cada aluno; o trabalho em conjunto e a cooperação na medida em que os conhecimentos vão sendo coletivamente construídos.