Preparatório IFSC

 

O curso Preparatório IFSC* é oferecido anualmente pelo Centro Educacional Universo desde 2007, e objetiva preparar seus participantes para realizarem a prova seletiva de ingresso no Ensino Médio Técnico dos Institutos Federais.
É destinado aos alunos que estão cursando o 9º ano ou aos alunos que, formados no ensino fundamental, queiram aprofundar seus conhecimentos antes de realizarem as provas de seleção.

Com duração de 2 meses, as aulas do curso preparatório são ministradas de terça à quinta-feira das 18:00 às 20:00 no prédio do Centro Educacional Universo.

 

Grade Curricular**

 

Período de aulas

 
 
⇢ Português;
⇢ Matemática;
⇢ Atualidades;
 
⇢ Início: 13/08/2019
⇢ Fim:    19/10/2019
 
 
         
**Todas as disciplinas serão ministradas por profissionais da área reconhecidos por sua didática e desempenho no ensino. 
*Aulas e Materiais diferenciados e interativos.
 
SOBRE O IFSC
 
Quando a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi criada, em dezembro de 2009, a maior parte dos Centro Federais foram transformados em Institutos Federais (IFs). A nova legislação determinou que pelo menos 50% das vagas oferecidas pelos IFs fossem destinadas à educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.  

Melhor centro universitário do país 

Em 2008, 2009, 2010, 2012 e 2013 o IFSC (ainda CEFET-SC em 2008) ficou em primeiro lugar na categoria Centro Universitário do Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação, sendo apontado, por isso, como o "melhor centro universitário do país" por dois anos consecutivos. Em 2010, o IFSC ficou com a segunda maior nota do país no IGC (Índice geral de Cursos) na categoria Centro Universitário, sendo, pelo terceiro ano seguido, o primeiro entre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Por serem alunos também de Ensino Médio, os estudantes dos cursos técnicos integrados recebem um tratamento especial. “Acompanhamos sistematicamente esses alunos mais de perto por meio de nosso setor pedagógico para ver como está o desenvolvimento de cada um e, até em função da idade, precisamos dar esse tratamento diferenciado”, explica a chefe do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência (Daltec) do Campus Florianópolis, Carmencília de Fátima Fagotti Mori.
Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio permitem que o estudante faça o Ensino Médio junto com um curso técnico no IFSC. Para se inscrever nessa modalidade, o candidato precisa ter o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até a data de matrícula do processo seletivo 2018.
 
 

Características dos cursos técnicos integrados

 
Nos primeiros dois anos do curso, a grade curricular dos estudantes conta com mais matérias de formação geral. Já a partir da metade do curso, os alunos passam a estudar mais disciplinas das áreas técnicas que escolheram e são acompanhados pelo departamento do qual cada curso técnico faz parte.  
     

 

 

Campus de Florianópolis

 

Campus de São José

 
 
- Edificações;
- Eletrônica;
- Eletrotécnica;
- Química e
- Saneamento.
 
- Refrigeração e Climatização;
- Telecomunicações


 
 
         
     

Fonte: http://www.ifsc.edu.br/noticia-ingresso/2696-tem-um-curso-para-voce-tecnico-integrado
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Federal_de_Santa_Catarina#A_cria.C3.A7.C3.A3o