Novo Ensino Médio

NOVO ENSINO MÉDIO

O QUE É?

Buscando pluralizar esta etapa do ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o próprio PNE estabeleceram novos rumos para os três anos do Ensino Médio. Além da Ampliação da Carga Horária, a organização curricular será dividida em Formação Geral (estabelece a quais componentes básicos os jovens devem ter acesso) e os Itinerários Formativos (que são como trilhas que encaminham os alunos para seus propósitos através de estratégias para orientação vocacional-profissional).

Até 2022 todas as escolas deverão se adequar a essas exigências, mas aqui no Universo saímos na frente e em 2021 teremos não apenas o Ensino Médio, mas sim o NOVO ENSINO MÉDIO unido a outros projetos que visam a formação integral do aluno, como a Educação Socioemocional e o Letramento Digital com foco em Programação.

FORMAÇÃO GERAL

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
► Artes
► Educação Física
► Espanhol
► Inglês
► Português
► Produção textual

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
► Matemática I
► Matemática II

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
► Biologia
► Física
► Química

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
► Filosofia
► Geografia
► História
► Sociologia
 

 

OBJETIVOS DOS ITINERÁRIOS

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Investigação da realidade por meio da realização de práticas e produções científicas.

PROCESSOS CRIATIVOS
Idealização e execução de projetos criativos por meio de arte, cultura, mídia, ciência e demais aplicações.

MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL
Envolvimento na vida pública via projetos de mobilização e intervenção sociocultural que promovam o conhecimento de questões que afetam a sociedade e o meio ambiente.

EMPREENDEDORISMO
Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.

 

OUTROS PROGRAMAS DO UNIVERSO

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
LETRAMENTO DIGITAL: PROGRAMAÇÃO

 

SISTEMA DE ENSINO pH

SAIBA MAIS

Com mais de 30 anos de experiência educacional, o Sistema de Ensino pH é o parceiro da Escola Universo que fornecerá materiais de qualidade para o Ensino Médio. Sua proposta consiste em ministrar a maior parte do conteúdo do segmento nos 1º e 2º anos para que, no 3º ano, possamos revisar e aprofundar esse mesmo conteúdo, assim, essa estratégia reforça a preparação do estudante para a realização do ENEM e dos vestibulares. Além disso, o material é totalmente adequado ao Novo Ensino Médio, onde nossos alunos e alunas passam a ter os componentes curriculares divididos em Formação Geral e Itinerários Formativos, conforme determina o novo marco legal.

Tanto a Formação Geral quanto os Itinerários Formativos trabalham as habilidades dos referenciais curriculares e ainda permitem que os conteúdos do ENEM e dos vestibulares do Brasil sejam estudados com profundidade ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Novo Ensino Médio: Sistema pH

 

CONSULTAR VALORES

Voltar