Fim de férias: como se preparar para encarar a volta às aulas!

Está acabando! Muita gente acha uma maravilha o fim das férias, assim pode reencontrar os amigos, colocar o papo em dia, sair todos os dias de casa. Ok, mas a gente sabe que também tem gente lamentando o fim da mordomia, dos dias de bobeira sem nada pra fazer, de poder dormir até mais tarde, fazer um brigadeiro no meio do dia sem se preocupar com a lição de casa que precisa ser feita… É sempre assim, né, tudo tem dois lados!
Mas pensando em deixar essa volta às aulas mais legal, separamos algumas dicas para você vivenciar esse momento com tranquilidade e diversão! Olha só!!!

Reacostumando-se a acordar cedo e a seguir horários

Procure ir acordando gradativamente mais cedo nos últimos dias de férias para ir se acostumando novamente com a rotina de aulas. Caso você estude no período da tarde, busque estabelecer o horário de almoço para que a refeição seja concluída com tempo de sobra antes do horário da aula (O mesmo vale para o café da manhã). Dessa forma você pode terminar os últimos preparativos tranquilamente e ainda pode dar uma descansadinha antes de ir para escola.

 

Prepare o “look” com antecedência

Não é só o primeiro dia de aula que merece um visual caprichado, mas a primeira semana da volta às aulas é aquele momento em que todo mundo gosta de prestar atenção em todo mundo. Então, garanta que seu uniforme esteja lavado e passado para você vesti-lo, evitando assim “corre-corre” e estresse na hora de se arrumar para ir para escola.

 

Organize o material

Esteja preparado. Aproveite os últimos dias de férias para dar uma olhadinha no seu material, verificar o que acabou ou estragou e,  caso precise, repor os materiais que acabaram (Afinal, quem não ama materiais novinhos em folha?).


 

Faça um balanço do semestre anterior. Como você se saiu? Projete o próximo semestre!

Como estão suas notas? Quais foram suas maiores dificuldades? O que funcionou bem para você? E o que deu errado? Observar os erros e os acertos do semestre anterior são uma boa maneira de se preparar para o novo período.
É importantíssimo ter uma agenda, mas você deve ter um bom método de organização e manutenção para que ela funcione. Se você já usa um sistema funcional, continue usando-o e talvez o aperfeiçoe. Porém, se você andou perdendo compromissos importantes, se enrolando com os prazos, ou coisa do tipo, é bom rever o seu método e procurar uma solução.

 

Colocar a conversa em dia, mas sem atrapalhar a aula!

A gente sabe que assuntos não faltarão nos primeiros dias de aula. Com certeza você acabou ficando todo esse tempo longe de alguns dos seus amigos, e por isso colocar toooodo o papo das férias em dia parece uma tarefa interminável.
Conversem muiiiito, mas se segurem para não falarem demais durante as aulas e acabar atrapalhando a turma toda.

 

Se preparando para pegar firme nos estudos

Agora o papo é sério: é superimportante você pegar firme nos estudos desde o começo das aulas. Além de não acumular matérias e também não correr o risco de tirar notas ruins no final do semestre, você vai conseguir estudar com calma e aprendendo de verdade, o que faz uma diferença danada em momentos importantes.
Vale a pena o esforço desde já!

 

Voltar