Como ficam as aulas em dia de jogo do Brasil?

A Seleção Brasileira começou a correr atrás da bola na Copa da Rússia e, na cabeça do torcedor que sonha com a conquista do hexa, uma pergunta continua sem resposta: será feriado em dias de jogos do Brasil durante a semana?

Três jogos do Brasil na Copa 2018, já aconteceram. O primeiro deles caiu em um domingo, mas os outros dois durante o horário de aula: às 9h do dia 22/06 (sexta-feira) e às 15h do dia 27/06 (quarta-feira). O próximo é na segunda-feira dia 02/07 às 11h.

► O que fazer?

► É feriado? Ou ponto facultativo? 

► Vamos suspender as aulas no período? 

► Assistir ao jogo no pátio e retomar a rotina da escola ao final da partida?


Não há uma regra que defina essa orientação. Ela varia de rede para rede.

“Geralmente, as redes públicas municipais e estaduais definem de comum acordo com as escolas como farão. No caso das privadas, elas têm autonomia para decidir”, diz Carlos Eduardo Sanches, especialista em gestão pública. Assim, dispensar ou não os alunos fica a critério de cada escola.

Em caso de dispensa, é necessário reorganizar o calendário escolar para garantir aos estudantes os 200 dias letivos, previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No entanto, Carlos Eduardo destaca que é necessário garantir não somente o cumprimento dos dias letivos estipulados por lei, mas também das horas. Ou seja, é preciso garantir as 800 horas anuais no caso das escolas que funcionam em tempo regular, e as 1400 horas para as de tempo integral.

“Se a escola dispensa os alunos uma hora antes do fim do expediente, por exemplo, é preciso repor essa uma hora”, explica. “Caberá aos conselhos de Educação fiscalizar se haverá reposição correta”.

Caso seja necessário repor, o ideal é fazê-lo dentro do mesmo mês ou bimestre para evitar que os conteúdos previstos para aquele período sejam descumpridos. “É preciso garantir que os alunos não sejam prejudicados”, diz Carlos Eduardo. 

  COMO A ESCOLA UNIVERSO PROCEDERÁ:
 
 
 

Como todos, a Escola Universo sonha com a conquista do hexacampeonato do Brasil nessa copa do mundo de futebol de 2018, mas optou por manter suas atividades curriculares sem alterações.

Sendo assim, o calendário de 2018 (que já havia sofrido algumas modificações em decorrência da suspensão das aulas em virtude da greve dos caminhoneiros) será mantido até o fim do ano sem que haja necessidade de reposições, já que as aulas em dia de jogo do Brasil acontecerão normalmente.

 
Fonte
Gestão Escolar: https://goo.gl/6xejgE
Voltar