A Escola da Inteligência

A Escola da Inteligência é um Programa educacional fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. A metodologia tem como objetivo promover, por meio da educação das emoções e da inteligência, melhor aproveitamento dos conteúdos programáticos, a redução da indisciplina e cultura do bullying, o desenvolvimento de relações saudáveis e aprimoramento das relações intra e interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. O programa é desenvolvido por meio de 1 hora/aula semanal, que acompanha a grade curricular, pode ser aplicado como uma disciplina a parte ou mesmo dentro de uma disciplina convencional. É de extrema importância ter um Programa que atue no desenvolvimento das habilidades socioemocionais pois a educação, de uma forma geral, sempre se preocupou em transmitir ao estudante apenas o conteúdo cognitivo. Sabemos que hoje esse modelo de ensino precisa do auxílio da educação socioemocional. Dessa forma, o aluno aprende a lidar com suas emoções para administrar as situações conflitantes, a lidar com perdas e frustrações, a desenvolver o raciocínio lógico, a liderança, a autoestima e autonomia, além de ter foco e disciplina. Todas essas habilidades serão fundamentais para seu desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional e para ter qualidade de vida.

A Escola da Inteligência investe no aprimoramento das funções mais complexas da inteligência, como: pensar antes de agir e reagir, se colocar no lugar do outro, proteção das emoções, gerenciamento dos pensamentos, formação da personalidade e identidade dentre outros.

Saiba quais são os pilares do Programa Escola da Inteligência:

•    Formar uma geração que pense como espécie
•    Fornecer ferramentas para autonomia do Eu como autor da própria história.
•    Desenvolver a autoestima e aprender que cada ser humano é único e especial.
•    Desenvolver um Eu que aprenda a corrigir rotas e expandir seus potenciais.
•    Fornecer ferramentas para o desenvolvimento de uma mente criativa.
•    Aprimorar o raciocínio lógico e esquemático
•    Desenvolver empatia nas relações sociais
•    Desenvolver um raciocínio esquemático
•    Fornecer ferramentas para aprender a lidar com sabedoria diante dos desafios.
•    Trabalhar as necessidades do mercado de trabalho como: perseverança, espírito empreendedor, capacidade de recomeçar, proatividade.

Desde 2015 a Escola Universo implementa o programa. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – no processo de educação, são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

Voltar