8 de Março - Precisamos falar sobre as mulheres

Projeto Idealizado e proposto pela professora de história: Silvia Vitorassi


Na imagem: Passeata das mulheres de Nova York, em 1912, pelo direito ao voto. Alguns estados permitiram o direito de voto às mulheres desde o início, mas às mulheres americanas foi concedido o direito de votar em nível nacional apenas 1920, com a Décima Nona Emenda à Constituição.

 

No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data muito importante para refletirmos sobre a posição da mulher dentro da sociedade atual e de comemoração pelos direitos conquistados ao longo da História. 
Visando esse dia tão importante, nós da equipe Universo pensamos em criar um ciclo de palestras para os alunos do Fundamental II (de 6º ao 9º ano), que será aberto aos Pais e Responsáveis que também queiram participar, com temas muito pertinentes e que vem para agregar a educação de nossos alunos e alunas, além de fomentar o respeito e a igualdade.

Convidamos algumas mulheres, todas ligadas à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadoras e especialistas, para conversar conosco durante todo o mês de março:

 
 INFORMAÇÕES GERAIS
 
  DIA E  HORA    DESCRIÇÃO DA PALESTRA  
  06/03/2018
às 10h30min
  1ª palestra: As mulheres nas HQ's. 

Palestrante: Amanda Muniz, doutoranda em Direito pela UFSC, dedicando-se aos estudos de Direito e Arte, e Luana Balieiro, doutoranda em História pela UFSC. 
Objetivo: Perceber a participação feminina nas Histórias em Quadrinhos, a importância de termos mais heroínas mulheres, o porquê de esse universo ser voltado mais aos homens do que as mulheres e a representação feminina de força sem humilhação.
Local: Auditório do C.E.U.
 
         
  09/03/2018
às 10h30min
  2ª palestra: O que é e qual a importância do Dia 08 de março?

Palestrante:  Luanna Jales, formada em História. Trabalhou com história das mulheres no Trabalho de Conclusão de Curso e faz parte da equipe do canal no YouTube "Leitura ObrigaHistória", onde é responsável pelo conteúdo do tópico "Mulheres na História".
Objetivo: falar sobre o contexto que deu início ao dia Internacional da Mulher, debatendo sua importância e trazendo a história real por trás das lutas das mulheres por direitos. 
Local: Auditório do C.E.U.
 
         
  14/03/2018
às 10h30min
  3ª palestra: A objetificação do corpo feminino.

Palestrante:  Natália Costa, mestra em História pela UFSC. Pesquisadora nas áreas de História Cultural e das Mulheres, com temas voltados à construção da imagem e do corpo feminino no Brasil.
Objetivo: conversar sobre o que é assédio e o que é elogio, trabalhar a noção de que liberdade visual é diferente de respeito as regras de vestimenta em determinados espaços, permitir a identificar limites do corpo e do comportamento em sociedade.
Local: Auditório do C.E.U.
 
         
  21/03/2018
às 10h30min
  4ª palestra: O que é Feminicidio? 

Palestrante:   Juliana Alice Fernandes Gonçalves, Graduada em Direito. Mestranda em Direito. Área de pesquisa em Teoria e História do Direito.
Objetivo: Lei Maria da Penha: Ensinar o que é essa lei, como foi instituída, importância dentro das lutas contra a violência feminina,  e compreender o contexto histórico para sua implementação.
Local: Auditório do C.E.U.
 
         
  27/03/2018
às 10h30min
  5ª palestra: As mulheres no mercado de trabalho.

Palestrante:  Juliana Alano, graduada em Direito pela UFSC. É pesquisadora na área do Direito Público e Direito das Mulheres.
Objetivo: conversar sobre o papel e da jornada exaustiva das mulheres no mercado de trabalho, questionar a diferença de salários, a divisão de tarefas com seus companheiros e o reconhecimento profissional.
Local: Auditório do C.E.U.
 

 

Gostariamos de contar com a participação de alnos e responsáveis, no entanto, a participação é facultativa e os alunos somente participarão das atividades acima listadas mediante autorização dos pais.

Os alunos que não forem autorizados a participar, ficarão em sala de aula realizando atividades normalmente, conforme a grade de horários. 

Atenciosamente, 
Equipe Pedagógica e Docente da Escola Universo.

 

Voltar