Há mais de 20 anos despertando para os valores afetivos, éticos e morais.

Educação Infantil

ensino

Educação Infantil

No Centro Educacional Universo a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade. Nossa instituição propõe estimular a criança a se desenvolver nos planos motor e afetivo, sendo observados os aspectos: atenção, concentração, reflexão e autoconfiança.

A rotina pedagógica é realizada com 01 professora e 01 auxiliar em sala, mais professores de áreas específicas como: Capoeira, Ed. Física, Hora do Conto, Projeto Bilíngue e Musicalização.

A composição curricular do ensino na Educação Infantil segue os eixos de trabalho proposto pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNI): Linguagem Oral e Escrita; Linguagem Matemática; Natureza e Sociedade; Artes (Visuais e Música); Movimento (Educação Física e Capoeira); Educação Ambiental e Educação Socioemocional (Escola da Inteligência a partir do Infantil IV). A disciplina Inglês (projeto bilíngue) também é parte integrante da grade curricular, assim como Hora do Conto (trabalho literário com contação de histórias) e todas são ministradas por profissionais formados nas respectivas áreas de conhecimento. Os conteúdos trabalhados priorizam brincadeiras, roda de história e de conversa, oficinas de pintura, dentre outras atividades diversificadas em ambientes organizados por temas e materiais à escolha das crianças.

Além disso, no Centro Educacional Universo realizamos atividades como aulas vivência (estudo de campo), culinária, jogos, brincadeiras, dramatizações, socialização entre as turmas e outras que complementam e proporcionam a compreensão do conteúdo de maneira mais concreta e lúdica.

A avaliação Pedagógica é feita por Parecer Descritivo e ocorre Trimestralmente.

Em relação ao material didático, optamos pelo uso de livros didáticos (à partir do Inf. III), tendo em vista que os conteúdos apresentados são mais densos, contextualizados e aprofundados.

Utilizamos como metodologia a participação efetiva do aluno no processo de aprendizagem, valorizando o questionamento, o debate e a interação do aluno dentro de sala. Com isso, acreditamos em formar “alunos cidadãos” mais confiantes, contribuindo não somente com o aprendizado dos conteúdos apresentados, mas também com a verdadeira formação do ser.

Na Educação Infantil, a rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento elaborado pelo professor. A seguir, itens da rotina diária:

  • Recepção;
  • Jogos;
  • Roda Pedagógica;
  • Hora do Conto;
  • Parque;
  • Higiene;
  •  Aula Vivência;
  • Musicalização;
  • Culinária;
  • Momento Literário;
  • Dia do Brinquedo;
  • Expressão Plástica;
  • Projeto de Leitura;
  • Sucata;
  • Lanche coletivo;
  • Ed. Ambiental;
  • Escola da Inteligência;
  • Projeto Bilíngue