No Centro Educacional Universo a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica,tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade. A instituição propõe estimular a criança a também se desenvolver nos planos motor e afetivo, sendo observados os aspectos: atenção, concentração, reflexão e autoconfiança.
![]() |
A rotina pedagógica é realizada com 01 professora e 01 auxiliar em sala. Mais professores de áreas específicas como: Capoeira, Ed. Física, Hora do Conto, Inglês e Música. |
A composição curricular do ensino na Educação Infantil segue-se os eixos de trabalho proposto pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNI): Linguagem Oral e Escrita; Linguagem Matemática; Natureza e Sociedade; Artes (Visuais e Música); Movimento (Educação Física e Capoeira); Educação Ambiental e Educação Socioemocional (Escola da Inteligência e a partir do Infantil IV). A disciplina Inglês também é parte integrante da grade curricular (a partir do Infantil III) assim como Hora do Conto (trabalho literário com contação de histórias) e são todas são ministradas por profissionais formados nas respectivas áreas de conhecimento. Os conteúdos trabalhados priorizam brincadeiras, roda de história e de conversa, oficinas de pintura, dentre outras atividades diversificadas em ambientes organizados por temas e materiais à escolha das crianças e cuidados com o corpo.
Além disso, no Centro Educacional Universo realizamos atividades como aulas vivência (estudo de campo), culinária, jogos, brincadeiras, dramatizações, socialização entre as turmas e outras que complementam e proporcionam a compreensão do conteúdo de maneira mais concreta e lúdica.
![]() |
A avaliação Pedagógica é feita por Parecer Descritivo e ocorre Trimestralmente. |
Em relação ao material didático, optamos pelo uso de livros didáticos (à partir do Inf. III), tendo em vista que os conteúdos apresentados são mais densos, contextualizados e aprofundados.
Utilizamos como metodologia a participação efetiva do aluno no processo de aprendizagem, valorizando o questionamento, o debate e a interação do aluno dentro de sala. Com isso, acreditamos em formar “alunos cidadãos” e mais confiantes, contribuindo não somente com o aprendizado dos conteúdo apresentados, mas também com a verdadeira formação do ser.
Na Educação Infantil, a rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento elaborado pelo professor. A seguir, itens da rotina diária:
• Recepção; | • Jogos; |
• Roda Pedagógica; | • Hora do Conto; |
• Parque; | • Higiene; |
• Aula Vivência; | • Aula Vivência; |
• Musicalização; | • Culinária; |
• Momento Literário; | • Dia do Brinquedo; |
• Expressão Plástica; | • Projeto de Leitura; |
• Sucata; | • Lanche coletivo; |
• Ed. Ambiental; | • Escola da Inteligência; |
![]() |
Horário das aulas: 13h30min às 17h30min, podendo sair até às 18h. Abertura dos portões: a partir das 13h para a entrada, e 17h20min para a saída. |
A portaria é controlada. Sendo assim, os alunos somente poderão sair da Instituição mediante prévia autorização formalizada na secretaria escolar. A utilização diária do uniforme é OBRIGATÓRIA.