Educação Infantil

             

        No Centro Educacional Universo a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica,tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.  A instituição propõe estimular a criança a também se desenvolver nos planos motor e afetivo, sendo observados os aspectos: atenção, concentração, reflexão e autoconfiança. 

A rotina pedagógica é realizada com 01 professora e 01 auxiliar em sala.  
Mais professores de áreas específicas como: Capoeira, Ed. Física, Hora do Conto, Inglês e Música.    

        

        A composição curricular do ensino na Educação Infantil segue-se os eixos de trabalho proposto pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNI): Linguagem Oral e Escrita; Linguagem Matemática; Natureza e Sociedade; Artes (Visuais e Música);  Movimento (Educação Física e Capoeira); Educação Ambiental e Educação Socioemocional (Escola da Inteligência e a partir do Infantil IV). A disciplina Inglês também é parte integrante da grade curricular (a partir do Infantil III) assim como Hora do Conto (trabalho literário com contação de histórias) e são todas são ministradas por profissionais formados nas respectivas áreas de conhecimento.  Os conteúdos trabalhados priorizam brincadeiras, roda de história e de conversa, oficinas de pintura, dentre outras atividades diversificadas em ambientes organizados por temas e materiais à escolha das crianças e cuidados com o corpo.

       Além disso, no Centro Educacional Universo realizamos atividades como aulas vivência (estudo de campo), culinária, jogos, brincadeiras, dramatizações, socialização entre as turmas e outras que complementam e proporcionam a compreensão do conteúdo de maneira mais concreta e lúdica.

 A avaliação Pedagógica é feita por Parecer Descritivo e ocorre Trimestralmente.

       

       Em relação ao material didático, optamos pelo uso de livros didáticos (à partir do Inf. III), tendo em vista que os conteúdos apresentados são mais densos, contextualizados e aprofundados.
      Utilizamos como metodologia a participação efetiva do aluno no processo de aprendizagem, valorizando o questionamento, o debate e a interação do aluno dentro de sala. Com isso, acreditamos em formar “alunos cidadãos” e mais confiantes, contribuindo não somente com o aprendizado dos conteúdo apresentados, mas também com a verdadeira formação do ser.

      Na Educação Infantil, a rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento elaborado pelo professor. A seguir, itens da rotina diária:

•  Recepção; •  Jogos;
•  Roda Pedagógica; •  Hora do Conto;
•  Parque; •  Higiene;
•  Aula Vivência; •  Aula Vivência;
•  Musicalização; •  Culinária;
•  Momento Literário; •  Dia do Brinquedo;
•  Expressão Plástica; •  Projeto de Leitura;
•  Sucata; •  Lanche coletivo;
•  Ed. Ambiental; •  Escola da Inteligência;

   

Horário das aulas: 13h30min  às 17h30min, podendo sair até às 18h.
Abertura dos portões: a partir das 13h para a entrada, e 17h20min para a saída.

 

A portaria é controlada. Sendo assim, os alunos somente poderão sair da Instituição mediante prévia autorização formalizada na secretaria escolar. A utilização diária do uniforme é OBRIGATÓRIA.