Educação Ambiental

As atividades abaixo foram propostas e aplicadas pela professora Gisele Hohgraefe L. de Souza junto as turmas do Infantil II ao 5º ano do Centro Educacional Universo.  
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 2019
TURMA   ATIVIDADE   OBJETIVO / DESCRIÇÃO / RELATO DA PROFESSORA    FOTOS 

Ensino Integral:
Infantil e Fundamental

 
Horta na Escola
Confecção da Placa
A horta na escola é um projeto desenvolvido nas aulas de Educação ambiental desde 2018 e visa estimular e aproximar os alunos da prática de plantio, percebendo os inúmeros benefícios que se pode alcançar, além do imenso prazer em mexer na terra.
             
Ensino Integral:
Fundamental
  Horta na Escola
Plantio e primeira Colheira
  No dia 03/04, nossos alunos do período integral fundamental fizeram o plantio na Horta Orgânica da Escola Universo.
No dia 15/05 tivemos a primeira colheita e a aluna Marília colheu a alface que plantou, lavou e compartilhou com os colegas na hora do almoço.
 
             
Ensino Infantil e Fundamental:
Do Infantil II ao 5º ano
  Projeto EcoLojinha
Edição de Dia das Mães
  O desenvolvimento sustentável nos instiga para novas formas de atuação a fim de contribuir com a preservação e conservação dos recursos naturais.
Nesse sentido, o projeto de Educação Ambiental, EcoLojinha, propicia aos participantes a troca de um item pelo "moedeco" (moeda de troca com valor simbólico não monetizado) que mais tarde poderá ser trocado por outro item de seu interesse, também arrecadado e disponível no projeto.
CONFIRA COMO FOI A EDIÇÃO DE DIA DAS MÃES DO PROJETO ECOLOJINHA
 
             
Ensino Infantil e Fundamental:
Do Infantil II ao 5º ano
  Desafio Lixo ZERO (2019)  

Durante a semana mundial do meio ambiente  a professora Gisele, de Ed. Ambiental, propôs um desafio aos alunos, mas principalmente aos familiares: Foi o Desafio Lixo Zero na Escola.
Para isso, foi sugerido que os estudantes não gerassem lixo durante o lanche e a ecodica era que os lanches estivessem organizados e fossem trazidos para a escola em potes e garrafas reutilizáveis. 

Os ganhadores do Desafio participaram da atividade de confecção de um botton de papel em que poderiam fazer um desenho relacionado à proposta do desafio. 
Todos orgulhosos com a vitória, usaram seus bottons e foram convidados a fazer uma foto com a plaquinha: Lixo Zero Eu Apoio! 
A ação foi um sucesso e provocou uma reflexão importante em relação ao consumo também, pois reduzir a geração de lixo, nos faz pensar em soluções alternativas e mais saudáveis  de consumo.

P.S.:  Os que não quiseram fazer a foto foram respeitados e não constam nesse álbum.

 
             
Integral   Colheita na horta orgânica   Dia 19/06 teve colheita na horta. 
O aluno Joaquim colheu um pezão de chicória, lavou e degustou com os colegas durante o almoço, e ainda deu para compartilhar com os colaboradores que almoçam na escola. 
 
             
Infantil V   Colheita na horta orgânica  


Aqui no Universo os alunos, sob orientação da professora de Educação Ambiental Gisele, mantém uma Horta Orgânica. E o momento da Colheita na Horta é sempre uma alegria e uma delícia!
Confira um pouco de como foi esse momento com as turmas do Infantil V que, participaram da colheita e degustação de alfaces da Horta Orgânica da escola e de uma atividade com o objetivo de diferenciar quatro tipos da hortaliça, percebendo cores, formas, texturas, gosto e aprender técnicas adequadas para a realização da colheita.

 
             
8º Ano   Vivência Aflodef  


No dia 22/10 a turma do 8º ano participou de uma vivência na AFLODEF (Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos de Florianópolis), localizada no bairro Agronômica.

O 8º ano foi a turma que mais arrecadou lacres de alumínio na gincana de recicláveis de Escola Universo, e por isso foi a turma contemplada para essa experiência.

Além de fazer a entrega dos lacres, a vivência abarcou outros objetivos como:
► conhecer a sede da associação que será beneficiada com cadeiras de rodas do Projeto Lacre Amigo e os serviços oferecidos aos cadeirantes;
participar do basquete sobre rodas junto com os atletas;
Exercício da empatia, se colocar no lugar do outro, percebendo suas dificuldades e superações.

 
         

 

 

 

  EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 2018  
  ATIVIDADE   OBJETIVO / DESCRIÇÃO / RELATO DA PROFESSORA    FOTOS   
  Horta na Escola   A horta na escola visa estimular e aproximar os alunos da prática de plantio, percebendo os inúmeros benefícios que se pode alcançar, além do imenso prazer em mexer na terra.    
             
  Projeto EcoPet   A separação e destinação correta das tampinhas de garrafas de plástico, garante o destino correto à reciclagem e ainda ajuda na recuperação de animais em situação de abandono.    
             
  Renovação das caixas utilizadas no projeto Reciclagem no Ambiente Escolar   A primeira ação do Projeto Reciclagem no Ambiente Escolar é a renovação das caixas coletoras para resíduos recicláveis das salas de aula e demais ambientes com a participação dos alunos, reutilizando caixas de papelão e estimulando a conscientização.     
             
  Oficina de Papel Reciclado   O papel é um material que além de ser usado em abundância pode ser facilmente reaproveitado.
Na oficina de papel reciclado os alunos aprenderam os processos do reaproveitamento do papel e confeccionaram folhas recicladas para o uso na escola, além de aprofundar o conhecimento referente a origem e impactos que seu consumo desenfreado pode provocar no meio ambiente.
   
             
  Culinária: direto da Horta Orgânica do Universo   Colhemos da horta orgânica do Universo!
Nesse momento, que foi uma excelente oportunidade para experimentarmos o que plantamos, preparamos um delicioso omelete com temperos verdes, salsinha e cebolinha, acompanhado de salada de alface e almeirão. Comer o que cultivamos é muito mais gostoso! Huuuummmm...
 
 
             
  2º anos
Horta Orgânica Escolar:
Colhendo e Degustando
  Após plantarmos e acompanharmos o desenvolvimento das verduras e hortaliças, chegou a hora de colhê-las e degustá-las em receitas deliciosas: suco verde saudável e omelete nutritivo. HuUuMmMmm...Sem veneno e tudo preparado com as próprias mãos, foi só alegria!
Nossos alunos participaram ativamente de todo o processo e apreciaram muito esse momento.
   
             
  3º ano
Horta Orgânica Escolar:
Pesquisa, Plantio, Colheita e Culinária
  Objetivos do Projeto:
♦ Aprender a plantar e cultivar uma horta;
♦ Identificar problemas e buscar soluções;
♦ Conhecer os nutrientes e benefícios dos alimentos;
♦ Conscientizar para a importância da alimentação saudável.

Para isso, a turma se dividiu em grupos para pesquisar a forma de plantio, cultivo e colheita de uma hortaliça para plantar, acompanhar o desenvolvimento, colher e degustar em receita saudável.
Acompanhe o primeiro momento dos alunos plantando suas mudas de alface, couve, espinafre, cebolinha, cenoura e feijão.
 
      ► Pesquisa e Plantio            ► Colheita e Culinária  
             
  4º anos
Horta Orgânica Escolar:
Colhendo e degustando
 

Após plantarmos e acompanharmos o desenvolvimento das verduras e hortaliças, chegou a hora de colhê-las e degustá-las em receitas deliciosas: suco verde saudável e omelete nutritivo. HuUuMmMmm...Sem veneno e tudo preparado com as próprias mãos, foi só alegria!
Nossos alunos participaram ativamente de todo o processo e apreciaram muito esse momento.

   
             
  Compostagem no Ambiente Escolar:
Ed. Infantil
 

Projeto Compostagem no Ambiente Escolar - Objetivos na Educação Infantil:
♦ Separar as cascas de frutas geradas no lanche para alimentar as minhocas;
♦ Conhecer a casinha das minhocas (Composteira doméstica);
♦ Acompanhar o processo de compostagem;
♦ Explorar a vida das minhocas e sua importância na natureza;
♦ Ampliar o repertório musical e literário com ajuda de personagens e animações relacionadas às minhocas e a compostagem;
♦ Adubar a terra na Horta da escola com o húmus produzido pelas minhocas

   
             
  Compostagem no Ambiente Escolar:
Ed. Infantil - Última Etapa
  Na última etapa do Projeto Compostagem no ambiente escolar os alunos da Ed. Infantil conferiram como ficou o adubo produzido pelas minhocas utilizando as cascas de frutas do lanche deles e levaram até a Horta Orgânica da Escola para adubar a terra.
As crianças adoraram mexer e levar a comidinha e o suquinho para as plantas, que estão crescendo lindas, viçosas e sem veneno
   
Voltar